top of page
Foto do escritorLuciana Studart

Como vivenciar uma maternidade mais leve

A maternidade sem dúvidas é uma das maiores responsabilidades que existem e um dos seus grandes desafios é a demanda e a sobrecarga gerada através dela. Porém, é importante entender, que muitas vezes nós nos sobrecarregamos de forma desnecessária. Talvez muitas mulheres tenham raiva ao ler essa frase, mas te convido a se desarmar um pouco e a refletir sobre lugares que você coloca sua energia, mesmo não sendo necessário.


As inúmeras demandas existem, a carga não só física, mas também mental é inegável, mas tem alguns pontos que gostaria de te fazer refletir e que podem tornar o teu "maternar" um pouco mais leve.


  1. Primeiro de tudo é importante aceitar que a vida não será mais a mesma de antes de ter filhos, e isso não significa que será ruim, mas lutar pra voltar a ser aquela mulher de antes talvez seja muito doloroso, então tente descobrir a mulher que você se tornou a partir desse novo! É uma realidade, que precisa ser aceita e compreendida de que teremos realmente menos tempo pra gente, principalmente nos primeiros anos de vida das crianças, estaremos dando conta de mais tarefas e teremos que passar a mesma orientação para aquele serzinho inúmeras vezes. O simples aceitar esse novo nos tira um peso.

  2. Quanto mais você se entrega a maternidade mais segura fica a criança, e com isso ela consegue brincar sozinha e não fica te demandando a todo momento porque sente a sua presença, está segura. Com isso você acaba tendo mais tempo pra você de tabela! Mas não é uma tarefa fácil, principalmete quando o que mais se deseja é esse bendito tempo pra si. Mas se você pensar bem, é a melhor estratégia pra se conseguir esse tempo. Se entregar à maternidade de forma geniuna e trazer segurança pros teus pequenos.

  3. Não tenha medo de exercer sua autoridade na vida dos seus filhos! Com tanto medo de errar, repetir os erros dos nossos pais ou de sermos julgadas pela sociedade no geral muitas de nós paralisam. Quando as crianças não tem essa referência de autoridade com os pais que as situam do que pode ou não pode elas vão estar sempre ultrapassando limites, o que torna nossa vida um caos.

  4. O papel da mãe é se tornar desnecessária para o filho ao longo da vida e muitas mães esquecem isso e se sobrecarregam desnecessariamente fazendo por eles o que muitas vezes eles já deveriam fazer sozinhos de acordo com a idade, o que diminuiria drasticamente a sobrecarga gradualmente deixando a relação com seu pequeno mais leve e o seu filho cada dia mais preparado pra vida.

Essas são apenas algumas reflexões de situações que vejo repetidamente acontecer não só na clínica, mas na vida! E que eu mesma já cometi em alguma fase da vida com os meus.


Muitas vezes esperamos que nossos filhos se comportem diferente para que possamos curtir a maternidade, mas não é isso que vai acontecer. Na verdade é a nossa transformação, na maioria das vezes, que vai impactar no comportamento dos nossos filhos



bottom of page